ALFABETIZANDO CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Como uma sugestão de uma colega que solicitou atividades para uma aluna com NEE, pensei em postar aqui algumas opções de trabalho para o início do ano, partindo da perspectiva que o letramento é indissociável da afetividade.
Bom, é importante identificar qual é o comprometimento do aluno e não estipular até onde ele pode chegar, mas trabalhar respetando seu tempo e suas necessidades.
Nos primeiros meses, o professor-alfabetizador deve elaborar sua rotina levando em consideração três pontos fundamentais:
1) Ele é um modelo de leitor de gêneros variados e um manipulador de uma diversidade de suportes textuais
2) Ele é um modelo de escritor que se comunica
3) Ele é um escriba da turma
Assim, quando elaboramos uma rotina, independente das NEE, devemos ler variados gêneros para turma todos os dias, para que todos adquiram um vocabulário diversificado e estimule sua imaginação. Meu exemplo de rotina do ano passado:
SEGUNDA - LEITURA DE CONTOS DE FADAS OU LENDAS
TERÇA - LEITURA DE TEXTOS POÉTICOS (MÚSICA, POESIA, RIMAS, ETC.)
QUARTA - LEITURA DE TEXTOS INSTRUCIONAIS ( RECEITAS, MANUAL DE COMO FAZER UM BRINQUEDO, POR EXEMPLO, ETC.)
QUINTA - LEITURA DE PARLENDAS (IMPORTANTÍSSIMO PARA A CRIANÇA ADQUIRIR TEXTOS DE MEMÓRIA E ASSIM COMEÇAR A BRINCAR DE ESCREVER SOZINHA USANDO SUAS ESTRATÉGIAS)
SEXTA - LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS ( FICHA DE UM ANIMAL, DE UM FILME, ETC.)
Num segundo momento, é importante que os alunos explorem cópias de seus documentos (RG, Certidão de nascimento, Carteira de vacinação, teste do pezinho, etc.). Ela pode identificar seu próprio nome em meio a outras palavras que aos poucos vai percebendo. No caso de uma criança com NEE, ela pode pintar seu próprio nome, sua idade, os nomes de seus pais, etc...São documentos que ela deve manipular para que se identifique como um sujeito e um indivíduo no mundo.
As próximas ativdades de exploração devem respeitar os gostos do aluno. Exemplo, a receita de sua comida preferida, a letra da música que mais gosta, o significado de seu nome, sua árvore genealógica, fotografias de sua vida no qual possa escrever juntamente com a professora uma legenda. Ela deve manipular todos estes textos para que crie uma conscîência da escrita em seu mundo.
Aos poucos pode trazer para sala panfletos de supermercados próximos se sua casa. A professora pode propor a elaboração de listas de estabelecimentos conhecidos. Se a criança não tiver tanto comprometimento pode trabalhar com o auxílio do professor, ou com letras móveis para construir sua própria escrita.
Algo que faço no início do ano é um jogo com os textos. Dou-lhes o texto e peço para que façam bolinhas entre as palavras. No início alguns circulam todas as letras, mas com o passar do tempo passam a entender a brincadeira e começam a perceber que há palavras de uma letra, duas, três, quatro, etc. Pintar frases inteiras de parlendas. Pintar ou circular textos. Pintar ou circular autores. Pintar a letra solicitada. Localizar uma palavra. Textos fatiados em letras, palavras, frases. A dificuldade vai depender do aluno, mas o texto é o mesmo.
Isso é um investimento para o futuro leitor-escritor. No final do ano estão craques em compreender a estrutura do texto.
Eu sempre fazia registros com textos informativos do que nós havíamos aprendido sobre um determinado assunto, ou um relato. Há crianças que acompanham, outras nem tanto. O aluno com NEE também pode registrar, se não puder de forma escrita, pode colar letras móveis com o auxílio da professora ou de um colega. É importante que a criança participe da mesma aula. A professora pode adaptar a atividade para todos os perfis de aluno.
Para crianças com NEE, texto pode ser trabalhado, sempre de forma adaptada para que ela desenvolva habilidades diversas juntamente com seus colegas. O tempo dela deve ser respeitado.
Espero ter colaborado.