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"O saber a gente aprende com os livros. A sabedoria a gente aprende com os humildes." Cora Coralina

quarta-feira, 16 de maio de 2012

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

ATIVIDADES DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS SURDAS

 Como se trabalhar com crianças que possuem deficiência auditiva na perspectiva do letramento ?

Partindo da idéia que a língua materna é LIBRAS, que atividades desenvolverei com base em textos e portadores textuais? Bom, tanto o aluno que não possui conhecimento anterior quanto o aluno com deficiência auditiva podem compartilhar atividades parecidas, neste ponto o professor tem que ser realmente multidisciplinar na forma como vai realizar a leitura e até mesmo a escolha dos portadores textuais. Portadores com imagens devem ter especial atenção no dia-a-dia para que contemple as necessidades do aluno com deficiência auditiva. A rotina contempla o aluno surdo quando este se apóia na LIBRAS e na leitura de imagem para interpretar o que está lendo. Partindo da idéia de que leitura é ampla, o aluno tem que se apoiar em todos os tipos de informações do texto.

Há um texto a ser lido e isso pode ser feito através da leitura visual também. Todos os documentos podem e devem ser manipulados pelo aluno deficiente auditivo, sabendo-se que a comunicação oral em LIBRAS é fundamental e deve ser exercitada constantemente, o professor lê oralmente e através de sinais também contos de fadas que tem ótimas imagens, jornais com notícias relacionadas com a vida cotidiana do aluno (jornais de bairro funcionam bem porque os alunos se identificam com os ambientes comerciais presentes na comunidade), receitas com imagens de ingredientes para apoiar a leitura. É importante que não haja só imagens, deve haver apoio, porém o aluno deve desenvolver a consciência de que uma mensagem está escrita ali naquele suporte. Sugiro a mesma rotina da postagem anterior, porém com imagens e leitura em LIBRAS para dar a possibilidade ao aluno de desenvolver sua consciência com relação à necessidade da escrita para se comunicar.

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