Páginas

"O saber a gente aprende com os livros. A sabedoria a gente aprende com os humildes." Cora Coralina

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil e o Processo Ensino Aprendizagem


30 de novembro de 2010

definir tamanho aA aA


30112010121449.jpg
A educação infantil consiste no desenvolvimento de um trabalho  na formação de crianças, cujo objetivo é que elas se tornem aptas para viver numa sociedade democrática, multidiversificada e em constante mudança.
 Na escola consideramos desafiador conseguir adaptar uma prática pedagógica que atenda essas necessidades. Então, diversificam-se as atividades visando proporcionar um trabalho mais adequado possível. São trabalhadas atividades como: hora do conto, da música, do jogo, brincadeira, pintura e hora do aprender, entre outras.
As historinhas infantis são atividades presente em todo o currículo da infância, quer seja nos espaços escolares ou informais. Ao contar uma história a criança no seu mundo imaginário, estará aprendendo sua estrutura e aos poucos, passa a atribuir significado a mesma; por isso a história deve ser envolvente e despertar interesse, para ajudá-la a se desenvolver intelectualmente. Não só as crianças, mas adolescentes, jovens e adultos também demonstram grandes interesses pelas histórias. Em sala de aula é comum encontrar a “sacola do conto”, onde ficam guardados os livros infantis para atividades de leitura.
 A recreação torna-se a preferida entre as atividades educativas. Por seu lúdica é prazerosa pela agitação que é sua característica principal. Por envolver maior quantidade de pessoas permite a integração e socialização. Os ensinamentos em atividades recreativas como esperar a vez de jogar, ou aceitar o perder e o ganhar, são valores que se levam para a vida. 
 Através do desenho e da pintura a criatividade toma forma e colorido, além de serem determinantes para que se desenvolva a imaginação e constituem aprendizados significativos.
 A Educação Infantil é uma importante etapa na vida de todos. É necessário ser criterioso na escolha da escola em que vamos entregar nossas crianças, e o acompanhamento da família na realização dos trabalhos é determinante para seu aprendizado.
Autora: Thais Elena Carvalho Coelho, Pedagoga, Tutora de EAD do Portal Educação.
Referências:
www.portal.mec.gov.br

Educação Infantil

Educação Infantil



As contribuições da arte para a formação do aluno na educação infantil

Esta pesquisa intitulada "Arte-Educação: as contribuições da arte para a formação do aluno na Educação Infantil" têm como objetivo investigar a importância da Arte para o desenvolvimento do aluno na Educação Infantil. A palavra "arte" vem do latim Ars, que significa habilidade. A expressão educação através da arte, foi criada por Herbert Read em 1943 e, posteriormente, foi abreviada para: Arte-educação. Entende-se por arte toda a atividade que possibilita a manifestação da expressão artística. Na Educação, a Arte, na maioria das vezes, é vista como a disciplina na qual o aluno alivia as tensões decorrentes das outras aulas consideradas mais importantes. Na Educação Infantil não é diferente. A idéia de que as instituições que se dedicam a educação de crianças de 0 a 6 anos deveriam apenas cuidar da alimentação, higiene e segurança física, sem nenhum objetivo pedagógico, que esteve impregnada na fundação destas instituições, ainda permanece. Contudo, os avanços no campo da Psicologia Infantil bem como de teorias que respaldam a formação dos professores vêm comprovando a importância dos primeiros anos de vida das crianças para a sua estruturação cognitiva, física, afetiva e social e, consequentemente, de uma prática pedagógica que reconheça a importância da educação no desenvolvimento infantil. A Arte1, tanto na Educação Infantil quanto nas séries iniciais não deve ser vista como algo para formar artistas, mas como uma aliada para a educação.