Páginas

"O saber a gente aprende com os livros. A sabedoria a gente aprende com os humildes." Cora Coralina

domingo, 26 de maio de 2013

PROJETO - meio ambiente


PÚBLICO-ALVO

Educação Infantil e Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA
O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.

Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.

O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.

Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.

O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdiciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.

OBJETIVOS

• Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar. 

• Analisar e reconhecer o nosso entorno.

• Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidada e melhor do meio ambiente. 

• Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente. 

• 

DESENVOLVIMENTO

• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental). 

• Pesquisa fotográfica. 

• Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental. 

• Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental. 

• Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).

• Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto. 

• Produção do Jornal Ecológico. 

• Vivência e excursão a locais degradados e preservados. 

• Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico. 

• Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc... 

• Confecção de cartazes, murais. 

• Montagem de maquetes;

• Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. / Direitos do meio ambiente. 

• Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental. 

• Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental. 

• Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico. 

• Envio de questionamento a Câmara Municipal sobre a ação dos vereadores sobre o meio ambiente. 

• Conhecer as leis municipais sobre o meio ambiente. 

• Entrevistas com os órgãos encarregados que atuam em Caxambu, sobre a questão ambiental. 

• Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc... 

• Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental. 

• Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata). 

• Desenho sobre a questão ambienta ( o real e o ideal). 

• Pinturas, modelagens etc... 

• Contatos com ONGS que militam na questão ambiental.

Alguns elementos que compõem o meio ambiente:

A Água
O Ar
As Matas
o Clima
Os Animais
Os Homens
As Cidades
A Terra

A ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTO DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.

Educação infantil

Construirá com as crianças as primeiras visões em relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e ações em relação a questão ambiental.

Ensino fundamental (1ª a 4ª série)

Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.

ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.

Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir.

Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.

E a educação infantil, trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).

Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos.

E todos os trabalhos deverão ter uma formatação adequada, capricho e um LAY-OUT que chame a atenção dos visitantes, nesse sentida originalidade e criatividade serão super importantes.

Passos para a construção do projeto: (educação infantil e ensino fundamental).

1. Conversa com as crianças sobre o assunto. 

2. Levantamento de hipóteses. 

3. Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)

4. Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais. 

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POR SEGMENTO.

Educação infantil:

As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos. 

E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e dêem uma visão geral do trabalho realizado.

Ensino fundamental (1ª a 3ª série).

As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).

E produzirão materiais para exposição.

Ensino fundamental (5ª a 6ª série)

Todos os professores trabalharão a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:

GEOGRAFIA: Fará a articulação entre a ação do homem no meio ambiente e a transformação do seu entorno, tomando como base a realidade de Caxambu, com a leitura de seu processo de urbanização e a preservação do entorno do Parque das águas, como fonte de desenvolvimento econômico sustentável baseado no turismo. Analisando e refletindo sobre as ações do poder público em relação a preservação da flora local, assim como da criação de alternativas de preservação das águas minerais ou não, como tratamento de esgoto, proteção da mata ciliar etc...

PORTUGUÊS: Elaboração do jornal ecológico, sistematização de todas as informações e conhecimentos elaborados pelos alunos.,

MATEMÁTICA: Análise de dados, baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados. Resolução de problemas (achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...

INGLÊS: Elaborar cartas, documentos para entrar em contato com entidades internacionais que defendem o meio ambiente.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Proporcionar vivências de integração do ser humano, com Deus e a natureza.

FILOSOFIA: Refletir sobre o bom, o belo, o verdadeiro tirado da natureza.

INICIAÇÃO A INFORMÁTICA: Acesso as informações, contato com páginas sobre meio ambiente, formatação de trabalhos etc...

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.

TEATRO: Montagem de uma pequena esquete com a temática ambiental ( com elaboração de figurino, cenário etc... com reaproveitamento de material ).

HISTÓRIA: Pesquisa e montagem de uma linha histórica sobre a devastação do planeta no tempo; isto é, desde quando a humanidade começou a devastar o planeta e desde quando este processo foi acelerado. Passando pelos processos econômicos que direcionaram o desenvolvimento e a destruição do planeta. Buscar as raízes históricas do processo de devastação de Aracati, falta de proteção das matas etc...). Através de pesquisas, fotografias, entrevistas.

CIÊNCIAS: Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). Localizar Caxambu dentre deste processo: como que Caxambu sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo? Como o poder público trabalha com isso? Porque ainda não montou a usina de triagem para reciclagem de lixo?

Observação

O projeto poderá ser ampliado em sua execução podendo ter contribuições criativas e efetivas de trabalho prazeroso e original.

RESULTADOS ESPERADOS

"Com a realização do projeto meio ambiente cuidar hoje para garantir o futuro" esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.

Posto isso, esse projeto é um trabalho em que nosso Colégio marca a sua ação dentro do quadro educacional de nossa comunidade, e se firma como uma Escola preocupada com a formação integral e total de nossos alunos.