Páginas

"O saber a gente aprende com os livros. A sabedoria a gente aprende com os humildes." Cora Coralina

quarta-feira, 16 de maio de 2012

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

ALFABETIZANDO CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Como uma sugestão de uma colega que solicitou atividades para uma aluna com NEE, pensei em postar aqui algumas opções de trabalho para o início do ano, partindo da perspectiva que o letramento é indissociável da afetividade.
Bom, é importante identificar qual é o comprometimento do aluno e não estipular até onde ele pode chegar, mas trabalhar respetando seu tempo e suas necessidades.
Nos primeiros meses, o professor-alfabetizador deve elaborar sua rotina levando em consideração três pontos fundamentais:
1) Ele é um modelo de leitor de gêneros variados e um manipulador de uma diversidade de suportes textuais
2) Ele é um modelo de escritor que se comunica
3) Ele é um escriba da turma
Assim, quando elaboramos uma rotina, independente das NEE, devemos ler variados gêneros para turma todos os dias, para que todos adquiram um vocabulário diversificado e estimule sua imaginação. Meu exemplo de rotina do ano passado:
SEGUNDA - LEITURA DE CONTOS DE FADAS OU LENDAS
TERÇA - LEITURA DE TEXTOS POÉTICOS (MÚSICA, POESIA, RIMAS, ETC.)
QUARTA - LEITURA DE TEXTOS INSTRUCIONAIS ( RECEITAS, MANUAL DE COMO FAZER UM BRINQUEDO, POR EXEMPLO, ETC.)
QUINTA - LEITURA DE PARLENDAS (IMPORTANTÍSSIMO PARA A CRIANÇA ADQUIRIR TEXTOS DE MEMÓRIA E ASSIM COMEÇAR A BRINCAR DE ESCREVER SOZINHA USANDO SUAS ESTRATÉGIAS)
SEXTA - LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS ( FICHA DE UM ANIMAL, DE UM FILME, ETC.)

Num segundo momento, é importante que os alunos explorem cópias de seus documentos (RG, Certidão de nascimento, Carteira de vacinação, teste do pezinho, etc.). Ela pode identificar seu próprio nome em meio a outras palavras que aos poucos vai percebendo. No caso de uma criança com NEE, ela pode pintar seu próprio nome, sua idade, os nomes de seus pais, etc...São documentos que ela deve manipular para que se identifique como um sujeito e um indivíduo no mundo.
As próximas ativdades de exploração devem respeitar os gostos do aluno. Exemplo, a receita de sua comida preferida, a letra da música que mais gosta, o significado de seu nome, sua árvore genealógica, fotografias de sua vida no qual possa escrever juntamente com a professora uma legenda. Ela deve manipular todos estes textos para que crie uma conscîência da escrita em seu mundo.
Aos poucos pode trazer para sala panfletos de supermercados próximos se sua casa. A professora pode propor a elaboração de listas de estabelecimentos conhecidos. Se a criança não tiver tanto comprometimento pode trabalhar com o auxílio do professor, ou com letras móveis para construir sua própria escrita.
Algo que faço no início do ano é um jogo com os textos. Dou-lhes o texto e peço para que façam bolinhas entre as palavras. No início alguns circulam todas as letras, mas com o passar do tempo passam a entender a brincadeira e começam a perceber que há palavras de uma letra, duas, três, quatro, etc. Pintar frases inteiras de parlendas. Pintar ou circular textos. Pintar ou circular autores. Pintar a letra solicitada. Localizar uma palavra. Textos fatiados em letras, palavras, frases. A dificuldade vai depender do aluno, mas o texto é o mesmo.
Isso é um investimento para o futuro leitor-escritor. No final do ano estão craques em compreender a estrutura do texto.
Eu sempre fazia registros com textos informativos do que nós havíamos aprendido sobre um determinado assunto, ou um relato. Há crianças que acompanham, outras nem tanto. O aluno com NEE também pode registrar, se não puder de forma escrita, pode colar letras móveis com o auxílio da professora ou de um colega. É importante que a criança participe da mesma aula. A professora pode adaptar a atividade para todos os perfis de aluno.
Para crianças com NEE, texto pode ser trabalhado, sempre de forma adaptada para que ela desenvolva habilidades diversas juntamente com seus colegas. O tempo dela deve ser respeitado.
Espero ter colaborado.

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

ATIVIDADES DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS SURDAS

 Como se trabalhar com crianças que possuem deficiência auditiva na perspectiva do letramento ?

Partindo da idéia que a língua materna é LIBRAS, que atividades desenvolverei com base em textos e portadores textuais? Bom, tanto o aluno que não possui conhecimento anterior quanto o aluno com deficiência auditiva podem compartilhar atividades parecidas, neste ponto o professor tem que ser realmente multidisciplinar na forma como vai realizar a leitura e até mesmo a escolha dos portadores textuais. Portadores com imagens devem ter especial atenção no dia-a-dia para que contemple as necessidades do aluno com deficiência auditiva. A rotina contempla o aluno surdo quando este se apóia na LIBRAS e na leitura de imagem para interpretar o que está lendo. Partindo da idéia de que leitura é ampla, o aluno tem que se apoiar em todos os tipos de informações do texto.

Há um texto a ser lido e isso pode ser feito através da leitura visual também. Todos os documentos podem e devem ser manipulados pelo aluno deficiente auditivo, sabendo-se que a comunicação oral em LIBRAS é fundamental e deve ser exercitada constantemente, o professor lê oralmente e através de sinais também contos de fadas que tem ótimas imagens, jornais com notícias relacionadas com a vida cotidiana do aluno (jornais de bairro funcionam bem porque os alunos se identificam com os ambientes comerciais presentes na comunidade), receitas com imagens de ingredientes para apoiar a leitura. É importante que não haja só imagens, deve haver apoio, porém o aluno deve desenvolver a consciência de que uma mensagem está escrita ali naquele suporte. Sugiro a mesma rotina da postagem anterior, porém com imagens e leitura em LIBRAS para dar a possibilidade ao aluno de desenvolver sua consciência com relação à necessidade da escrita para se comunicar.

PORTADORES TEXTUAIS

Os portadores textuais

Bom, um novo ano e já tivemos um bom tempo para diagnosticar individual e coletivamente a turma. Agora é importante que a sala de aula esteja preparada como um espaço de circulação de material escrito.

Os portadores textuais diversos devem estar presentes diariamente em espaços nos quais os alunos possam ter acesso:

Uma caixa volante de livros deve estar em fácil acesso para que os alunos possam explorar em momentos planejados e livres como forma de contribuir para o desenvolvimento do comportamento leitor.

Livros, jornais, revistas, gibis, enciclopédias, filmes, cds e todo o tipo de material escrito deve ter espaço privilegiado, pois fazem parte de nosso cotidiano. Os livros didáticos são ferramentas no trabalho diário, pois tem uma artificialidade de textos ao fragmentá-los e agrupá-los num portador somente. O manuseio do portador é tão importante quanto o texto em si, afinal no nosso cotidiano é neles em que lemos o que tem real significado social.

Assim, a bula de um remédio, a embalagem de um produto, um artigo num jornal, etc. são materiais didáticos mais valiosos e interessantes.

Escolha com seus alunos os que mais interessam a turma e ofereça algo a mais sempre como forma de conhecer novos portadores. O acesso é fundamental para o desenvolvimento de um comportamento leitor desejável.

Quem lê, tem o mundo em suas mãos.

REESCRITA DE HISTÓRIA

Reescrita de história




Neste trabalho, o professor:
- Aborda questões relacionadas ao gênero e às características da linguagem escrita.
- Desenvolve o comportamento escritor: planejar, textualizar e revisar.
- Permite aos alunos que se sintam escritores e produtores de texto antes de saber grafá-lo.

Diário da professora Rozangela Barbosa Cardoso - Depois de lermos na sala de aula vários livros com bruxas como personagens, os alunos produziram uma versão própria. Num segundo momento, pedi que eles retomassem a história, pois uma parte tinha ficado confusa. Para melhorar o texto, eles encontraram respostas nos livros lidos, em que viram como os autores resolvem problemas semelhantes. Fotos Ivan Amorim
Diário da professora Rozangela Barbosa Cardoso - Depois de lermos na sala de
aula vários livros com bruxas como personagens, os alunos produziram uma
versão própria. Num segundo momento, pedi que eles retomassem a história,
pois uma parte tinha ficado confusa. Para melhorar o texto, eles encontraram
respostas nos livros lidos, em que viram como os autores resolvem problemas
semelhantes. Fotos Ivan Amorim

As atividades de reescrita de textos diversos favorecem a apropriação das características da linguagem escrita, dos gêneros, das convenções e das formas. Planejadas com o objetivo de eliminar algumas dificuldades inerentes à produção de textos, consistem em recriar algo com base no que já existe.

"A reescrita não equivale a uma cópia porque a criança fará uma versão pessoal do texto fonte", explica Silva Augusto. No livro Aprender a Ler e Escrever, a pesquisadora argentina Ana Teberosky afirma que a orientação que se dá para a utilização do texto-modelo pressupõe que aprender a escrever é, sobretudo, aprender a reescrever.

Antes de propor essa atividade, o professor deve realizar situações de leitura de diferentes textos de um mesmo gênero para a ampliação do repertório linguístico dos alunos e a apropriação de suas características.

Foi o que fez Rozangela Barbosa Cardoso, da EM Sebastião de Mattos, em Umuarama, a 580 quilômetros de Curitiba. Professora da 2ª série, no início do ano ela se deparou com uma situação comum nas escolas brasileiras: menos de um terço de seus alunos estava no nível alfabético. Rozangela desenvolveu um projeto de reescrita de histórias de bruxas.

Em um primeiro momento, ela explicou que eles produziriam coletivamente um conto sobre bruxas e iniciou a leitura de diversos livros que tinham essa personagem. A cada conto finalizado, uma roda de conversa sobre o texto era realizada.

Depois a professora pediu que eles destacassem oralmente o que caracteriza uma história de bruxa. Ela escreveu no quadro-negro uma lista intitulada "Nas histórias de bruxas tem..." para que os alunos pudessem consultar as características que haviam encontrado.

O próximo passo foi começar a produzir o texto.

- Começa por "era uma vez", professora - disse um dos alunos.

- Mas será que a gente não consegue encontrar outro começo? Esse não é muito comum? Nas histórias que lemos, como os autores fizeram? - indagou a professora.

- Eles usam outras palavras. Que tal "um certo dia"? – propôs outra criança.

Esse tipo de intervenção da professora é de grande valia nas situações de produção. É importante ajudar a turma a perceber como se trabalha um texto, que tipo de reflexão deve ser feita na hora de escolher a forma e a sequência dos fatos e destacar as questões de estilo e de efeito que deve provocar no leitor (leia o projeto didático).

Os estudantes continuaram ditando a história até que a primeira versão fosse finalizada. No dia seguinte, a professora retomou a produção, relendo, grifando passagens e propondo que juntos tentassem melhorar o texto.

Terminada a segunda versão, Rozangela digitou no computador a história e, em outra aula, entregou uma cópia para cada um deles, pedindo que revisassem e tentassem encontrar partes que ainda precisavam ser trabalhadas.

"As crianças perceberam que precisávamos melhorar a coerência da narrativa para que o leitor não tivesse dúvidas. Sugeri que eles procurassem nos livros como os autores resolvem esses problemas. Depois da pesquisa, eles pediram, então, para alterar algumas expressões e acrescentar novas frases para que a história ficasse mais redonda."

ALFABETO MANUAL: LIBRAS

VÍDEO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO

VÍDEO: INCLUSÃO NAS AULAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO

VÍDEO DITADO PARA ESCRIBA

ATIVIDADES DE ARTES











ATIVIDADES COM AS VOGAIS
















































MÚSICAS PARA A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL